terça-feira, 2 de novembro de 2010

Campanha da Unilever busca aliar eficiência e sustentabilidade aos produtos

por um planeta mais limpo
Site da campanha disponibiliza informações sobre os critérios sustentáveis adotados nos produtos/Imagem: Reprodução

Proporcionar limpeza as roupas sem que seja necessário agredir o meio ambiente é o principal objetivo do programa global "Por Um Planeta Mais Limpo", desenvolvido atualmente pelo grupo anglo-holandês Unilever no Brasil e em outros sete países.

Sobram motivos para justificar a iniciativa. Todos anos, 125 bilhões de lavagens de roupas são realizadas no mundo com os produtos Unilever. No Brasil, em torno de 95% do uso de água se dá durante a lavagem de roupas nos domicílios, enquanto em torno de 80% das emissões de gás carbônico são feitas no decorrer do processo de obtenção de matérias primas.

Na tentativa de amenizar o problema e estimular a consciência dos consumidores, o tema que norteia a campanha Por Um Planeta Mais Limpo é "Pequenas Ações X Milhões de Pessoas = Grandes Mudanças". Alguns dos principais produtos da Unilever têm adotado critérios socioambientais nos últimos anos. A fórmula do Omo Poder Líquido Super Concentrado, por exemplo, garante um poder de limpeza duas vezes mais eficaz por meio de um consumo menor de matérias-primas, embalagens e transporte.

Desde julho deste ano, as fórmulas dos detergentes em pó da empresa substituem o fostato de sódio, substância eficaz na limpeza, porém, nociva ao meio ambiente, pelo carbonato, uma mudança que resultou na redução de 35% das emissões de gás carbônico na atmosfera. A composição das cinco versões de Omo, duas de Brilhante e quatro de Surf já foram alteradas.

As fórmulas concentradas de Comfort e Fofo estão contidas em embalagens 100% recicláveis de 500 ml, mas rendem o mesmo que as garrafas de 2 litros, uma economia equivalente a 52 milhões de garrafas de 2 litros (redução que inclui plástico, água e papel). A Unilever também decidiu colocar o selo “Por Um Planeta Mais Limpo” nas embalagens, além de acrescentar uma série de informações ao consumidor.

Blogueiros mostram aplicabilidade de iniciativas sustentáveis

Com o objetivo de conscientizar o consumidor, a campanha Por Um Planeta Mais Limpo conta com um site informativo no qual é possível saber os critérios sustentáveis de cada produto e como melhor utilizá-lo. O blog da iniciativa também merece destaque. Lá podem ser acompanhadas as experiências cotidianas da engenheira ambiental Daiane Santana, do jornalista Gustavo Ribeiro e da mamãe Giovana Reobol.

Eles participam de uma série de desafios sustentáveis semanais que começaram em 27 de setembro e terminarão em 21 de novembro. As atividades dos blogueiros incluem a redução do consumo de água, reciclagem adequada de lixo, eficiência energética, entre outras, e são divulgadas por meio de textos, fotos e vídeos. O ideal é que você também tente aplicar essas ações em casa, assim como a Daiane, o Gustavo e a Giovana, até porque o desenvolvimento sustentável começa no nosso próprio lar.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/ecomanagement/campanha-da-unilever-busca-aliar-eficiencia-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário