domingo, 21 de novembro de 2010

Bons Sinais de Mudança no Ar

É gostoso dar notícia boa. Esta é ótima e foi publicada no site do Estadão. Ela dá conta de que muitas empresas na área de aparelhos eletrônicos já estão tomando atitudes proativas para fechar o elo que faltava na cadeia de produção de bens e serviços: o da logística reversa.

Trocando em miúdos, significa recolher todos os produtos descartados pelos consumidores e dar um destino adequado a eles, reciclando os materiais possíveis. Este elo da cadeia, claro, diminuirá drasticamente o volume e a quantidade de dejetos nos aterros sanitários e lixões que ainda existem no país.

Muito bom saber que algumas dessas empresas já se antecipam à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei aprovada no final de julho - mas que ainda precisa passar por ajustes e adaptações - para oferecer aos consumidores canais de encaminhamento de eletroeletrônicos como celulares, aparelhos de TV e até geladeiras usados.

Mas nada disso vale se o outro lado da moeda - nós mesmos - não fizermos a parte que nos cabe: procurar esses canais e encaminhar nosso "lixo eletrônico". E exigir que os outros setores industriais também façam o mesmo.

Veja bem que esse processo não é mero filantropismo. Todos saem ganhando. Inclusive o meio ambiente. Quem paga por esse novo elo da cadeia de produção somos nós. Mas vela à pena, em nome da qualidade de vida.

São os novos tempos chegando. Prepare-se.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavelnapratica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário