sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Papéis usados podem se transformar em envelopes de cartas


Veja o passo a passo para fazer um envelope. (imagens: instructables.com)

A vida agitada e a facilidade e rapidez que um e-mail oferece, substituiu uma prática utilizada há muito que era o envio de cartas. Mesmo que mandar “cartas” via e-mail seja ecologicamente correto por não gastar papel e não gerar resíduos, mandar cartas via correio, com um envelope feito por você, pode tirar de circulação papéis que iriam para o aterro sanitário. Além disso, essa reutilização diminui a necessidade de produção de novos envelopes, poupa celulose, água e energia e assim é possível ter uma carta personalizada.

Esta é a nova prática sustentável de resgatar uma antiga tradição, utilizando folhas de papel usadas como jornal velho, revistas, plantas de obras, mapas velhos etc.

Materiais:

Folhas de mapas, atlas, jornais, gráficos, plantas, etc.; Um envelope comum; Uma folha de cartolina; Tesoura; Lápis; Cola branca; e Régua.


Método:

1º Passo: Faça um modelo

A maneira mais fácil de fazer um modelo que irá servir de base para os envelopes é ter como exemplo o modelo tradicional. Para isso, é necessário rasgar cuidadosamente o envelope nas marcas da cola até que ele fique totalmente aberto;

Ao ser desenhado na cartolina o envelope dará origem a um novo molde. Depois basta cortar a cartolina e esse formato será usado como base em todos os outros envelopes artesanais.

2º passo: Trace e recorte

Nesta etapa é necessário usar a base feita anteriormente para desenhar o formato, no verso do papel. Depois, basta recortar na linha demarcada.

Para que o visual fique bonito no final, o mais legal é atentar aos detalhes na estampa do papel. Cuidado, por exemplo, para não recortar o envelope de cabeça para baixo em papéis com textos, como jornais e mapas.

3º passo: Dobre o envelope

Use as ranhuras do envelope original para servir de exemplo de onde o papel recém-recortado deverá ser dobrado. Use a régua para ajudar a reforçar as marcas.

4º passo: Cole

Nas bordas das áreas que serão coladas, deve ser usado cola branca. Uma dica legal é colocar alguma coisa dentro do envelope para evitar que os dois lados colem demais e impeça que cartas e outras correspondências caibam dentro do envelope posteriormente.

5º passo: escrever uma carta e enviá-la a alguém

Quando chegar aqui o envelope já estará pronto. Agora é só escrever uma carta para alguém que está distante e colocá-la nos correios. O envelope reciclado também pode ser usado no trabalho, em atividades escolares ou em qualquer outro tipo de uso.

Também existe outra maneira mais simples de fazer os envelopes utilizando a técnica do origami, confira o passo a passo no vídeo abaixo:


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1363/papeis_usados_podem_se_transformar_em_envelopes_de_cartas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário