sexta-feira, 19 de novembro de 2010

RecycleBank oferece incentivo financeiro a quem recicla

Como forma de incentivo à cultura da reciclagem, cidades britânicas e norte-americanas têm aderido ao RecycleBank. O programa, criado há seis anos, recompensa as pessoas que descartarem seus resíduos corretamente.

Conforme explicado pela porta-voz da empresa, nos locais onde o programa entra em funcionamento as taxas de reciclagem chegam a ser triplicadas. Isso acontece graças ao retorno financeiro oferecido à população.

O RecycleBank é simples e não exige muito esforço dos participantes. Assim que o morador se inscreve no programa, é instalada uma lixeira em frente à sua residência. A caçamba é equipada com uma câmera que filma todos os descartes realizados e no dia da coleta, um caminhão equipado com alta tecnologia, pesa a caçamba e transforma o peso em pontos destinados ao morador.

Após a ação do sistema de coleta, a pontuação obtida pelos participantes é revertida para a conta do morador, no formato de vale-compras, que podem ser trocados em diversos comércios conveniados. Entre as 20 categorias que envolvem o benefício estão: lojas de roupas, produtos esportivos e eletrônicos, restaurantes, concessionárias de carros, entre outras opções.

O RecycleBank já atinge mais de 500 comunidades, em 26 estados britânicos e americanos. A executiva da empresa, Melody Serafino disse que desde o início do programa já foram recolhidas mais de “284 mil toneladas de material reciclável, evitando a emissão de 870 mil toneladas de CO2, o equivalente a 10 milhões de árvores”.

As famílias que aderiram à iniciativa chegam a lucrar 200 dólares por ano. O valor também pode ser revertido ao programa “Escolas Verde do RecycleBank”, que desenvolve projetos ambientais em unidades de ensino.


Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1529/recyclebank_oferece_incentivo_financeiro_a_quem_recicla/

Nenhum comentário:

Postar um comentário