terça-feira, 23 de novembro de 2010

Curitiba é capital mais verde da América Latina, com índice “muito acima da média”

Curitiba, a cidade mais sustentável da América Latina.

No último domingo (21), a revista britânica “The Economist” divulgou um estudo feito pela empresa alemã Siemens, com uma análise ambiental de 17 metrópoles da América Latina. A publicação apontou a cidade de Curitiba como a mais verde, entre as analisadas.

A divulgação foi feita durante a Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CCLIMA), realizada no México. A ocasião marcou a apresentação inédita do estudo Green City Index (GCI) da América Latina, que classificou Curitiba como a única cidade “muito acima da média” em relação às normas ambientais, mesmo a capital paranaense contando com uma população de 1,7 milhões de habitantes.

A GCI dividiu as metrópoles em cinco níveis. As principais capitais brasileiras, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ficaram no segundo nível, juntamente com a capital da Colômbia, Bogotá.

Entre as “aceitáveis”, no terceiro nível, estão a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e outras cidades como Medellín, Cidade do México, Puebla e Monterrey, Quito e Santiago do Chile.

Importantes cidades latino-americanas tiveram níveis considerados “abaixo da média”. São os casos de Buenos Aires e Montevidéu. Como o GCI possui uma classificação ainda mais baixa, que é o nível “muito baixo”, quem ocupou esta colocação foram as cidades de Guadalajara, no México, e Lima, no Peru.

Para que o novo índice fosse estabelecido, especialistas analisaram a eficiência energética, emissões de carbono, uso do solo e dos edifícios, tráfego, resíduos, água, situação das águas residuais, qualidade do ar e agenda ambiental do Governo.

A intenção é que a classificação do GCI sirva para auxiliar as cidades no desenvolvimento de políticas sustentáveis, apontando suas deficiências. Além disso, as cidades poderão trocar experiências entre si, buscando sempre a melhora na qualidade de vida de seus habitantes e do meio ambiente.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1536/curitiba_e_capital_mais_verde_da_america_latina_com_indice_muito_acima_da_media/

Nenhum comentário:

Postar um comentário