quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Seis dicas de como evitar as compras no Dia Mundial Sem Consumo

capa.jpg
Algumas atitudes podem podem ser reaplicadas depois desse sábado / Foto:
John Walker

No sábado, 27 de novembro, será celebrando o Dia Mundial Sem Consumo, evento que busca incentivar as pessoas a refletirem sobre o consumismo excessivo e repensarem seu estilo de vida. Para reforçar a data, o EcoD convocou seus leitores a participarem do desafio de ficar um dia inteiro sem comprar absolutamente nada! Mas como a tarefa não será das mais fáceis, trouxemos algumas dicas de como se preparar para esse dia.

Programe-se

Antes de qualquer coisa, tenha em mente o que você fará no dia seguinte. Mesmo que os planos mudem no meio do caminho, ter uma noção das suas atividades te ajudará a preparar seu roteiro e criar alternativas para as eventuais compras.

Por isso, pare por alguns instantes e programe-se. Esse pode ser um bom momento para você avaliar o quanto a sua rotina está atrelada ao consumismo e quais são as alternativas mais saudáveis e sustentáveis a esse estilo de vida.

Leve de casa

Se for sair de casa, pense nas coisas cotidianas que geralmente você compra na rua e descarta logo em seguida, como aquela garrafinha plástica de água da sinaleira, o lanche da esquina cheio de embalagens, e até o guarda-chuva do camelô igualzinho àquele outro que você deixou em casa.

Esse desperdício pode ser evitado com uma atitude simples: leve com você tudo que você sabe que irá precisar, como uma garrafinha ou squeeze cheia de água, o lanchinho para a hora que a fome apertar, se o dia estiver nublado, o seu próprio guarda-chuva. Lembre-se que, além de reforçar a proposta de consumo consciente e reduzir seus impactos no planeta, essas medidas podem te ajudar a economizar um bom dinheiro no final do mês.

Evite a tentação e faça programas diferentes

Se o seu desafio é ficar um dia inteiro sem comprar, o que vai fazer em uma rua movimentada de comércio ou em um shopping center? Para facilitar a sua conquista no final do dia, fuja desses lugares o máximo que puder!

E aproveite para fazer uma atividade diferente, como passear em um parque, na praia ou levar seus filhos para brincar ao ar livre (lembrando de levar lanche e brinquedos de casa para não cair nas mãos do primeiro pipoqueiro que a molecada encontrar!).

Essa poderá ser uma grande oportunidade de perceber que é possível ter momento agradáveis e inesquecíveis com quem você ama e sem precisar gastar absolutamente nada.

Explique e espalhe essa ideia

Como quanto mais a gente reza, mais assombração aparece, é bem capaz de ser justamente nesse sábado o dia em que mais pessoas vão tentar lhe vender as coisas mais tentadoras do mundo. Nessa hora, tenha calma, respire fundo e lembre-se dos objetivos da sua missão.

Aos parentes e amigos que pensam que você perdeu o juízo, explique o porquê da sua atitude e aproveite para espalhar a ideia do consumo consciente, a importância de se repensar aquilo que colocamos no carrinho e como todos somos responsáveis por esses impactos. Torne-se um multiplicador desse conceito.

Pare e avalie

Quando surgir um impulso incontrolável de comprar alguma coisa, pare e pense se aquilo é realmente necessário para você. Pode até ser que aquela compra te traga alguma satisfação momentânea, mas será que aquilo é realmente vital para sua vida? Em que outras atividades ou conquistas esse dinheiro poderia ser investido?

Esse é o momento mais importante para aqueles que querem se tornar consumidores conscientes. Por isso, questione a si mesmo o porquê dessa compra. E se for mesmo importante levar aquilo para casa, avalie quem está lhe vendendo, como aquele produto foi fabricado, como você irá descartá-lo após o uso, e quais são os seus impactos no planeta. Com tantos critérios fica mais difícil aceitar qualquer coisa.

Reflita sobre a data

A proposta dessa data não é mudar os padrões de consumo de todo mundo em um único dia, e sim despertar a consciência das pessoas para que percebam os impactos de tudo que consomem no meio ambiente, na sociedade e na economia.

Por isso, essa é a ocasião ideal para uma reflexão profunda sobre o seu estilo de vida, se seus investimentos tem sido feitos em coisas que realmente trazem mais saúde, bem estar e felicidade para você e para os outros à sua volta.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/seis-dicas-de-como-evitar-as-compras

Nenhum comentário:

Postar um comentário