quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Links Recomendados: Consumo consciente

capa-consumo-consciente
Imagem do site Clima e Consumo, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor/Foto: Divulgação

Consumo consciente é fazer da compra uma ação de cidadania. Ao escolhermos algo na prateleira do supermercado podemos estar financiando práticas ilícitas de extração de madeira, desmatamento de florestas nativas para criação de gado ou trabalho escravo. Faz parte dos deveres de cada cidadão agir de forma saudável para a sociedade, não deixando que o desenvolvimento econômico esteja acima dos interesses sociais e ambientais.

Para que você entenda um pouco mais sobre consumo sustentável, o EcoD reuniu alguns sites que buscam conscientizar os cidadãos e ensinam o melhor modo de realizar uma compra.

O site do Ministério do Meio Ambiente é uma ótima fonte para conhecer o mundo da compra sustentável. A página informa dicas de boas práticas de consumo; soluções de reciclagem, compostagem e ecodesign; materiais menos agressivos na fabricação de embalagens e o impacto delas no meio ambiente.

A área de cidadania ambiental também disponibiliza algumas publicações didáticas, como a Consumo Sustentável - Manual de Educação; e campanhas de conscientização, como a Saco é Um Saco, que estimula os consumidores a usar sacolas retornáveis em vez de sacos plásticos.

O site do Instituto Akatu contém uma gama de informações sobre consumo consciente. O instituto é especialista no assunto e realiza diversas campanhas de educação social, produz notícias sobre sustentabilidade e reportagens especiais. Dentre as ferramentas, ele também disponibiliza um guia de empresas e produtos, teste do Consumidor Consciente, galeria de vídeos das campanhas e publicações educativas.

O site Clima e Consumo é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Nele, o usuário pode entender a relação entre o consumo e as mudanças climáticas no mundo.

A associação de consumidores realiza campanhas no Brasil contra as emissões de gases de efeito estufa, principalmente produzidas pelo desmatamento e queimadas para a pecuária nacional. No site, os internautas podem assinar um abaixo-assinado a ser enviado ao Congresso Brasileiro exijindo a adoção de políticas públicas alternativas para mudança de hábitos de consumo, ou ainda enviar um cartão às redes de supermercados para exijir a venda apenas de carne de origem legal comprovada.

O Clima e Consumo também oferece dicas de ações sustentáveis, calculadora de carbono e notícias sobre consumo e sustentabilidade.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor possui uma revista on-line sobre consumo sustentável. Cada edição oferece informações sobre o consumo responsável de água, energia e alimentos; comparações de melhor meio de transporte a ser utilizado; guia de construção para uma habitação ecológica; e reciclagem e compostagem de lixo.

O Instituto é uma associação de consumidores que trabalham para atender necessidades da sociedade, a exemplo da campanha institucional para o fim da publicidade infantil. Além disso, o Idec organiza oficinas de conscientização e cartilhas didáticas.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/links-recomendados-consumo-consciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário