quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Amsterdam tem o maior condomínio de casas-contêineres do mundo

amsterdam2.jpg
A cidade das bicicletas também ganha fama por casas sustentáveis. Vista da ala interna dos prédios.

Em 2002, a cidade de Amsterdam, na Holanda, precisava de uma solução urgente para abrigar a comunidade de estudantes. A prefeitura exigia uma ideia original, rápida e de baixo custo. Como outras cidades antigas, Amsterdam já não tinha mais espaços para prédios tradicionais, que são onerosos e demora muito tempo para serem construídos.

A solução que surgiu foi fazer um condomínio com contêineres pré-moldados. A prática é sustentável já que eles são resistentes, de fácil mobilidade e podem ser reutilizados. Porém, na época, a ideia era nova na Holanda e muitas pessoas olharam desconfiadas.

amsterdam3.jpg
Keetwonen tem mil apartamentos e é o segundo dormitório estudantil mais procurado da cidade / Foto: Divulgação

Para ser aprovada teve que passar por alguns ajustes. A responsável pela novidade foi a Tempohousing, que montou na China uma fábrica exclusiva para ser capaz de lidar com a dura legislação de prédios holandesa. A produção começou em meados de 2005 e, ao ritmo de 50 unidades por semana, as casas de contêineres ficaram completamente prontas, inclusive o interior com cozinha, banheiro, quarto e varanda. Depois foi enviar para Amsterdam e montar uma encima da outra, como peças de Lego.

amsterdam4.jpgOs estudantes receberam as chaves no final de 2005 e, em junho de 2006, o condomínio Keetwonen já tinha mais de mil apartamentos. O medo inicial das casas serem muito pequenas, barulhentas e frias ficou para trás. O projeto tornou-se um sucesso, ao ponto de ser a maior cidade de contêineres do mundo e o segundo dormitório estudantil mais procurado em Amsterdam. Hoje todas as casas estão alugadas e existe uma lista de espera de mais de um ano. O condomínio tem supermercado, cafés, lavanderia, escritórios e áreas de esporte.

Depois de Keetwonen, a Tempohousing desenvolveu outros projetos como o emDiemen, o Salvation Army, Skaeve Huse, o labour Hotel e o hotel em Yenagoa na Nigéria. Para a empresa, as casas-contêineres definitivamente alçaram voo e ganham destaque pelos benefícios ambientais. Para construir os hotéis, por exemplo, a empresa reaproveita contêineres abandonados em portos e nos condomínios são feitos sistemas de reaproveitamento da água da chuva, isolamento natural e utilização da luz natural.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/amsterdam-tem-o-maior-condominio-de-casas

Nenhum comentário:

Postar um comentário