terça-feira, 2 de novembro de 2010

Notas velhas serão usadas para fazer adubo na região Norte

Um programa de R$100 mil, com apoio da fundação de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa), visa desenvolver o uso de notas tiradas de circulação pelo Banco Central na região Norte como insumo para compostagem, informou o Sindicato dos Funcionários do Banco Central.

O projeto será desenvolvido por meio de um convênio, assinado em setembro, entre o sindicato, o Banco Central, a Secretaria de Estado de Governo do Pará e a Universidade Rural da Amazônia (UFRA). A ideia e parar de jogar as 11 toneladas mensais de notas trituradas em aterros da região norte e produzir adubo junto com dejetos orgânicos da Central de Abastecimento do Pará. As notas comporão 10% to material enviado para compostagem.

O adubo produzido será distribuído aos pequenos agricultores.

Estudos preliminares mostraram a viabilidade do projeto tanto em termos de qualidade quanto de custo. Segundo pesquisadores, as notas contêm nutrientes como fósforo e potássio.

Já os metais pesados encontrado na tinta usada nas cédulas supostamente não afetam a saúde por estarem em quantidade reduzida, informou o professor da UFRA Carlos Augusto Cordeiro Costa que lidera o projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário