sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cuidado com as armadilhas dos selos verdes


Os selos verdes devem significar qualidade e cuidado com o meio ambiente na fabricação de qualquer produto. Porém, nem sempre essa é a realidade por trás dos “carimbos ecológicos”. Uma pesquisa realizada por três consultorias brasileiras mostrou que grande parte dos 600 selos de sustentabilidade do Brasil são colocados pelos próprios fabricantes, sem que haja auditoria independente.

Outro estudo feito no Worl Resources Institute (WRI), em Washington, analisou 340 selos, de 42 países. O resultado da pesquisa americana não foi melhor que a brasileira: menos de um terço dos selos verdes são feitos através de análises reais.

No Brasil essas “falsas” certificações ocorrem porque ainda não existe nenhum órgão responsável por oferecer o aval às certificadoras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), oferecem alguns tipos de selos, como o Procel, que qualifica a eficiência energética de eletrodomésticos, mas outros selos emitidos por eles, com teor ambiental, ainda são pouco conhecidos.

Apesar de a ABNT possuir o selo Qualidade Ambiental há 17 anos, suas primeiras certificações devem ser despachadas somente neste ano. O Inmetro, por sua vez, possui o selo Cerflor, que qualifica alimentos nos padrões sustentáveis e estuda, juntamente com o Ibama, a criação de um selo destinado aos automóveis.

O uso dos termos “sustentável” e “ecológico” se transformou em uma estratégia de marketing, muito bem aproveitada pelas empresas. Por isso, é necessário ter cuidado ao optar por um produto, em detrimento de outro, somente por conter o selo ambiental. É necessário avaliar a real procedência do produto antes de comprar. Por isso, algumas empresas estão buscando certificações que ofereçam mais confiabilidade a seus clientes.


Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/677/cuidado_com_as_armadilhas_dos_selos_verdes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário