segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Marca italiana recicla sutiãs velhos para fazer isolamento acústico

O intuito da campanha é aumentar a conscientização sobre os atuais problemas ambientais.

A marca italiana de sutiãs Intimissimi lançou uma iniciativa que irá durar até o final do mês de novembro. Durante esse período, suas lojas recolherão sutiãs usados para serem reciclados. As peças serão transformadas em painéis isolados à prova de som.

O intuito da campanha é aumentar a conscientização sobre os atuais problemas ambientais. A modelo russa Irina Shayk, escolhida para fazer a propaganda da ação, incentiva as mulheres a levarem seus sutiãs às lojas a fim de ajudar a salvar o planeta. Para ela, “fazer o bem para o meio ambiente também é uma questão de estilo”.

Os clientes que cooperam com o projeto recebem três euros, por cada peça entregue de volta. Nos Estados Unidos, esse tipo de recompensa é feito com carros usados, refrigeradores ou condicionadores de ar. “Existem programas para a gestão dos aparelhos, mas ninguém pensa sobre o que está envolvido na gestão dos sutiãs”, disse o presidente da empresa, Sandro Veronesi.

Segundo ele, reciclar sutiãs é um desafio especial, já que as peças são fabricadas com diversos materiais. Por isso, a Intimissimi conta com o apoio de uma empresa especializada na eliminação de resíduos de vestuário.

Durante o processo de reciclagem, as fibras do sutiã são misturadas com outros têxteis para que seja possível fabricar os painéis isolantes à prova de som. Mirco Campagnari, um dos proprietários da empresa que faz a gestão dos resíduos, espera que a campanha sirva para aumentar a conscientização em relação ao uso de materiais reciclados no setor da construção.

A empreitada já tem mostrado resultados positivos. Desde que foi iniciada, cerca de 40% das vendas da marca contaram com a doação de uma peça velha. Além disso, Veronesi garante querer expandir esse ideal para a fabricação das peças, seguindo o modelo da marca japonesa Triumph, que usa itens recicláveis na fabricação de alguns modelos de sutiãs.

Confira o vídeo da campanha

Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1568/marca_italiana_recicla_sutias_velhos_para_fazer_isolamento_acustico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário