terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um plano para aprender a consumir


O governo federal elaborou um plano com diretrizes para a produção e o consumo sustentável no país e, agora, quer saber a opinião da sociedade sobre o tema. Elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) prevê um conjunto de iniciativas para promover a adoção de padrões mais limpos sob o ponto de vista da preservação ambiental e a compra responsável de produtos.

A consulta pública sobre o plano vai até 11 de novembro, e o ministério está se desdobrando para chamar a atenção de todos os setores para mostrar que responsabilidade socioambiental dá lucro e ajuda a mover o país em direção ao desenvolvimento sustentável.

– Vamos convocar a sociedade. A ideia é sair da zona do conforto e agir imediatamente – afirma Samyra Crespo, secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.

As dificuldades em estabelecer novos padrões são reconhecidas pelo governo, mas a crença é que, com informações suficientes e produtos chegando às prateleiras dos supermercados a preços acessíveis e responsabilidade ambiental comprovada, as mudanças podem começar no curto prazo.

AS PRIORIDADES DO PLANO:
> Educação para o consumo
> Construções sustentáveis
> Agenda ambiental na administração pública
> Varejo e consumo
> Compras públicas
> Aumento da reciclagem de resíduos sólidos
> O plano, de acordo com o ministério, é fruto da constatação de que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à questão da sustentabilidade.
> Pesquisas de diversos institutos revelam que, se pudesse escolher, considerando preço e qualidade, o brasileiro preferiria produtos que não agridem o ambiente.
Leia a proposta em www.mma.gov.br/ppcs
Para dar sugestões, baixe no site o formulário e envie para ppcs@mma.gov.br

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1914,3077846,15715

Nenhum comentário:

Postar um comentário