domingo, 5 de dezembro de 2010

YeZ: Pintou limpeza

Os carros são acusados por muitos de serem os vilões quando se fala de poluição. Mas já está em preparação uma nova geração de veículos que promete melhorar a qualidade do ar.


A primeira experiência efetiva foi com o Nissan Sentra CA, em 2000. Além de ser um SULEV, de emissões ultrabaixas, ele contava com sistema que converte moléculas de ozônio – substância nociva à saúde – em oxigênio, graças a um revestimento especial do radiador. Agora é a vez do conceito YeZ, que em mandarim significa folha. Apresentado na Expo Xangai 2010, que termina em outubro, é todo movido por energias limpas. A eletricidade vem das células fotoelétricas nos painéis solares no teto e da energia eólica gerada por pequenas turbinas de vento nas rodas. Criado pela Shanghai Automotive Industry Corporation (Saic) em parceria com a GM, o YeZ absorve o CO2 e a água do ambiente e libera só oxigênio. Ao fazer essa conversão, ele produz eletricidade, que fica armazenada em uma bateria de lítio. Pena que ele vai demorar: seu lançamento está previsto para 2030.










O elétrico YeZ é recarregado pela luz solar, que é absorvida pelo teto em forma de folha, e também converte CO2 em oxigênio.







Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/carro-yez-melhorar-qualidade-ar-diminuir-poluicao-quatrorodas-602662.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário