sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Contra o Consumismo: Feliz Natal, com a mesma árvore desde 1928


Idosa rejeita consumismo

Nesta época de consumismo, ainda mais com a correria de Natal entupindo shopping centers, fica fácil esquecermos que as coisas que usamos há mais tempo têm mais valor para nós. Mas as virtudes de reutilizar parecem naturais em algumas pessoas. Quando Jean Eddie tinha três anos de idade, acompanhou sua mãe na compra de uma árvore de Natal artificial. Não era grande, nem sofisticada, e custou cerca de um dólar. Agora, é mais uma vez a árvore que ela enfeitou para as festas - a mesma, desde 1928.

Para Jean Eddie, uma viúva escocesa de 85 anos, não foi difícil resistir ao apelo de comprar uma nova árvore a cada ano. Em sua opinião, as pessoas não valorizam tanto quanto deviam as coisas que possuem.

"Todo mundo compra coisas que depois joga fora, o que eu não faria. Não sei porque os jovens compram tanta roupa, e logo jogam tudo fora e compram tudo de novo. Não há qualquer razão para eu jogar fora minha árvore", disse ela, segundo o Tree Hugger.

Com o passar das décadas, a pequena árvore de Jean se tornou algo muito mais significativo que uma mera decoração de Natal. "Ela vem sendo minha companheira constante desde que eu era menina. Meu marido morreu, e eu não tenho muitos amigos. Parece bobo, mas toda vez que a desembrulho, todo ano, eu desejo a ela um feliz aniversário".

Há anos, se discute se usar uma árvore artificial é mais ecoamigável que cortar uma árvore de verdade. De acordo com análises de ciclo de vida, árvores reais têm menos impacto ambiental que as artificiais, desde que estas sejam usadas por pelo menos 20 anos. Assim, Jean não está apenas preservando uma linda tradição - ela está, também, protegendo o planeta.

Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário