terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Smart grid, chegando aos lares

GE anuncia nova unidade de negócios

A GE lançou uma unidade de negócios, Administração de Energia Doméstica, e um novo produto, Nucleus, para tentar ocupar um espaço que compreende a intersecção de redes inteligentes de energia (smart grids) , aparelhos domésticos inteligentes, carros elétricos plug-in e sistemas de energia renovável.

O aparelho Nucleus, do tamanho de um carregador de celular, serve como um roteador central, coletando e armazenando dados de uso de energia e dando a usuários uma leitura para que entendam melhor o processo e administrem seus padrões de consumo. E faz isso se interconectando sem fio com aparelhos domésticos, medidores inteligentes e o usuário, através de aplicativos de smartphones ou computadores.

Assim, neste cenário que lembra a família Jetson, coisas como uma secadora de roupas ou de pratos esperam um sinal de preços de energia mais barata, fora dos horários de pico, para se ligarem automaticamente. O mesmo acontece com um termostato central, nas casas com aquecimento, que terão ainda uma turbina eólica no quintal e o veículo elétrico na garagem, que poderá colocar energia no sistema ou retirá-lo dele ao recarregar. Tudo isso vai economizar energia e dinheiro, se as coisas certas forem ligadas e desligadas em tempo ótimo. E é para isso que o Nucleus serve - ninguém teria tempo, ou cabeça, para administrar todos estes detalhes.

De acordo com a GE, o sistema permitirá que consumidores rastreiem tendências de uso de energia e monitorem e administrem o consumo de caca aparelho individualmente, tudo respeitando as taxas variáveis de uso de energia o correr do dia. O sistema deixa usuários programar seus aparelhos em resposta à sinalização de preços.

Pesquisas da empresa mostram que o uso de medidores inteligentes pode levar à redução de preços de energia de 10% a 15% em horários de pico, informa o Triple Pundit. A conta de luz vai se tornar uma coisa muito mais sofisticada, mas o ambiente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário