segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como as coisas (não) funcionam

hist-das-coisas-criancas
Foto: Divulgação

The Story of Stuff (A História das Coisas) poderia ser o nome de um programa de televisão para crianças. Afinal, antes mesmo da “fase dos porquês”, elas já estão descobrindo o mundo. Claro, elas acabaram de chegar e querem mesmo explorar, aprender e mexer em tu-di-nho. Não é à toa que elas adoram Ciências quando chegam na escola. Mas The Story of Stuff é um projeto de Annie Leonard de que já falamos aqui. Trata-se de uma série de vídeos bem-humorados feitos para adultos para mostrar a crise do nosso sistema de produção e os prejuízos desse “atraso” na saúde das pessoas e do planeta.

Agora, a ativista resolve expandir seu público um pouco mais e, em parceria com a PBS Kids e com a WGBH, está produzindo o Loop Scoops, animações que levam mensagens para os pequenos sobre sustentabilidade em diversos aspectos, desde o consumo exagerado (que não leva à felicidade) até as montanhas de lixo (que devem ser devidamente separadas por material e encaminhadas para reciclagem), passando pela biodiversidade.

A ideia é que a criançada se reconheça na história, veja no desenho situações que vive diariamente e entenda que as atitudes de cada um influencia o meio. Mais do que isso: a intenção é mostrar às crianças que cuidar do planeta tem mais a ver com suas atitudes diárias, com fazer diferente, do que com a onça pintada da floresta distante que ela dificilmente verá longe dos livros didáticos.

Como são recentes, os vídeos, infelizmente para nós, brasileiros, são todos em inglês e não têm legendas – mas em breve algum internauta deve tomar essa providência. De toda maneira,vale a pena dar uma espiada para se inspirar, conhecer ou mostrar ao seu filho (ou aluno, sobrinho, neto, irmão mais novo…).

O formato é de uma gincana chamada O Enigma da Esfinge em que um grupo de crianças é convidado a brincar de acordo com as regras da animada a efinge falante que propõe jogos como “tentar diminuir uma pilha de lixo com a ajuda da reciclagem” ou “comprar o quanto quiser numa loja de brinquedos para, depois, medir quem é o mais feliz consumidor”. Um dos aspectos mais legais das animações é que, apesar de alguns jogos serem competitivos, todas as crianças participantes torcem por si e pelos outros e toda conquista é comemorada. Abaixo, um dos vídeos mais bacanas, que fala sobre a relação entre felicidade e consumo.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/como-as-coisas-nao-funcionam

Nenhum comentário:

Postar um comentário