domingo, 5 de dezembro de 2010

Consumidores podem avaliar ações de empresas via Climate Counts

apps


Imagens do aplicativo da Climate Count para iPhone

Apóie empresas que aplicam a sustentabilidade na prática e colabore, assim, contra as mudanças climáticas. Isso é o que defende a organização não governamental Climate Counts que disponibiliza para os consumidores informações sobre mais de 150 empresas globais sobre o que andam fazendo pelo desenvolvimento sustentável.

Para eles, a transparência e prestação de contas são ferramentas importantes para promover as mudanças necessárias contra a crise climática. Os dados e rankings podem ser acessados no próprio site da Climate Count e também pelo aplicativo gratuito para iPhone, iPad e iPod. Ele pode ser baixado no site do iTunes.

“O tempo de conversar sobre aquecimento global já passou. Agora são necessárias ações efetivas de empresas, consumidores e políticas públicas. Nosso objetivo é motivar conhecimento profundo entre os cidadãos e que eles percebam que é preciso de atenção na hora das escolhas”, destaca a organização ao apresentar o trabalho que realiza desde 2006.

Para a Climate Count, a crise climática é um reflexo do nosso comportamento de consumo e é fundamental uma mudança desse padrão. Algumas empresas, em todo o mundo, já despertaram para esse momento e a organização quer incentivar essas atitudes junto aos consumidores.

“Trabalhando juntos, empresas e consumidores podem disseminar conhecimento, mudar comportamentos e mover o mercado a promover soluções ambientais e econômicas para as mudanças climáticas.”, defendem.

A Climate Counts utiliza metodologia da GreenOrder para avaliar o quão sérias são as iniciativas de responsabilidade socioempresarial das companhias e como elas estão comparadas a outras organizações do mesmo setor. A lista é atualizada anualmente baseada nos relatórios de sustentabilidade das empresas.

A pontuação é de 0 a 100, onde 22 critérios são analisados para determinar se a empresa mede a pegada de carbono, tem iniciativas para reduzir esse impacto, apóia políticas públicas que lutem contra o aquecimento global e publicam de forma clara e compreensível os balanços socioambientais.

A intenção de acompanhar o trabalho das empresas é por reconhecer que as corporações têm o poder de mudar o mundo e redirecionar o modelo do mercado.

“Quando consumidores tomam a ação e levantam as vozes contra coisas que realmente importam às empresas, elas prestam a atenção.“ – Climate Counts

As empresas são classificadas como:

icones

Parado (Stuck) Iniciando (Starting) Avançando (Striding)

Seguem os quadros de avaliação de três setores:

eletronics

internet

media

Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/aplicativo-climatecounts-avalia-o-quao-sustentavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário