segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Relógio movido a água faz pilhas e baterias virarem coisas do passado


Os relógios conhecidos como “amigos da natureza” não usam nenhum tipo de baterias, pilhas ou qualquer outro artifício convencional de energia. Sua única fonte de energia é a água.

Para fazê-lo funcionar, basta desenroscar a base e encher o relógio com água da torneira. A água não precisa ser substituída por 12 semanas ou mais. Dentro do relógio existe um chip de memória que armazena as informações, por isso não é necessário arrumar o horário sempre que recarregá-lo com água.

Apesar da aparência inofensiva das pilhas e baterias, elas representam um grave problema ambiental. São classificadas como resíduos perigosos por serem compostos de metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como o cádmio, o chumbo e o mercúrio. Geralmente quando as baterias perdem a utilidade, as pessoas costumam descartá-las em lixos comuns, que acabam indo para em aterros sanitários ou lixões a céu aberto. Desta forma, existe contaminação do solo, cursos d’água e também da flora e a fauna local, que através da cadeia alimentar, acaba voltando para os seres humanos. Com um relógio movido a água, pelo menos uma parte destes problemas são minimizados.

Além do modelo de relógio movido somente a água, existe outro à base de água, limão e uma pitada de sal. O aparelho também é sem fio, possui memória interna e um sistema que permite autonomia de seis a oito horas. O funcionamento do aparelho é simples e conta com uma série de eletrodos sensíveis, dispostos na parte interna do relógio, que são ativados pelas substâncias.

Os relógios movidos a água são comercializados no Brasil por diversas marcas.

Confira o vídeo demonstrativo do Bedol Water Clock


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1454/relogio_movido_a_agua_faz_pilhas_e_baterias_virarem_coisas_do_passado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário