quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Grupo Pão de Açúcar e Eurofarma promovem descarte correto de medicamentos

O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançam o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, blisters, frascos, bisnagas entre outros.

Inicialmente, o projeto será implantado em duas lojas do Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara) e três lojas do Hipermercado Extra (Itaim, Penha e João Dias) que servirão como postos de arrecadação destes resíduos. A expectativa das empresas é estender o projeto a partir do ano que vem para 154 drogarias do Grupo em todo País.

A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita todos os tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, as urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não-autorizadas.

O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma também treinaram todos os funcionários das drogarias para que estejam aptos a ajudar o cliente na hora do descarte, assim como tirar dúvidas e incentivá-lo quanto ao descarte consciente. O treinamento também capacitará os funcionários a fazerem a retirada correta dos resíduos e armazenamento, garantindo, assim que nenhum cliente tenha contato com qualquer um dos materiais descartados.

O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e, através das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA (Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária).

A diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz, destaca que a coleta não é restrita aos medicamentos da farmacêutica. “Queremos proporcionar aos consumidores meios para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos medicamentos. A parceria com o Grupo Pão de Açúcar reflete nosso compromisso ambiental dando o destino final adequado dos resíduos de produtos que disponibilizamos ao mercado”, explica.

No caso dos medicamentos, as embalagens primárias – aquelas que têm contato direto com o produto – são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental, uma vez que a maioria das pessoas descarta esses produtos no lixo doméstico ou no vaso sanitário, podendo ocasionar contaminação do solo e da água.

Para o Grupo Pão de Açúcar, esse projeto faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Hugo Bethlem, Vice Presidente da empresa, destaca a relevância do varejo em relação à informação e formação dos consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”. O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada, “são com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor.”


Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1522/grupo_pao_de_acucar_e_eurofarma_promovem_descarte_correto_de_medicamentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário