terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Supermercados de Jundiaí abandonaram o uso das sacolas plásticas


Os supermercados da cidade de Jundiaí, no interior paulista, abandonaram de vez as tradicionais sacolas plásticas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre os comerciantes e a prefeitura e só foi possível após um intenso planejamento.

Apesar de não ser uma lei, a maioria dos mercados apoiaram a ideia e trocaram as sacolas plásticas por caixas e sacolas retornáveis e, em alguns casos, pelas sacolas biodegradáveis, feitas com amido de milho. O prefeito Miguel Haddad, atribuiu o sucesso da iniciativa à forte campanha de conscientização feita antes da implantação do projeto.

Os comerciantes explicam que a maior parte dos clientes já está acostumada com as mudanças e que mesmo as sacolas biodegradáveis, que são vendidas pelo preço de custo (R$ 0,19), quase não têm sido usadas. Os estabelecimentos também disponibilizam gratuitamente as caixas de papelão, que antes eram destinadas à reciclagem, para que os clientes possam carregar suas compras.

A ação de sucesso em Jundiaí é somente o início de um movimento que aos poucos tem se espalhado pelo país, a exemplo de outros países, como Alemanha, Polônia, Argentina, China e Irlanda, onde as sacolas plásticas não são distribuídas gratuitamente, com o objetivo de diminuir o consumo.

O vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Edivaldo Bronzeri, explica que outras quatro cidades paulistas estão prestes a aderir à iniciativa. Ele também apresentou o projeto em Belo Horizonte, MG.

As sacolas biodegradáveis, comercializadas em Jundiaí, são conhecidas como compostáveis, já que podem se transformar em adubo e se desfazem em apenas 180 dias, conforme especificações da empresa fabricante. Porém, mesmo causando impactos muito menores na natureza, ela ainda possui em sua composição alguns derivados do petróleo.

A mudança agradou a maior parte da população, que aproveitou a ocasião para mudar outros pequenos hábitos rotineiros, como trocar o carro por uma caminhada. Mesmo que algumas pessoas ainda reclamem da “falta de praticidade”, a quantidade de pessoas que aderiram e o benefício da mudança para o meio ambiente são muito maiores.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1421/supermercados_de_jundiai_abandonaram_o_uso_das_sacolas_plasticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário