quinta-feira, 8 de abril de 2010

Consumir papel reciclado é a melhor opção?

Depende. Há muita paixão na defesa do reciclado. Muita gente acha que, usando papel reciclado, ajuda a salvar as florestas brasileiras. É comum as pessoas olharem para essa questão de um modo apaixonado, como uma ação para poupar árvores. A fibra de papel reciclado é importante, sim, como complemento do ciclo produtivo, mas, por outro lado, a fibra virgem certificada usada no Brasil não vem de mata nativa, nem contribui para o desmatamento da Amazônia. A fibra utilizada pela indústria de papel é oriunda de florestas plantadas cujo manejo usa a mais alta tecnologia para reduzir os impactos ambientais.
Outro aspecto da questão é que a produção da
fibra virgem gera menos resíduos do que o embranquecimento do papel reciclado. Muitas tintas usam metais pesados em sua composição. Isso acaba virando um resíduo complicado do processo de branqueamento do papel. Já existe tinta biodegradável, mas ela ainda é muito cara e seu uso é inexpressivo.
Também é preciso levar em conta o fato de que a fibra virgem tem propriedades que o papel reciclado não possui, pois a qualidade da celulose se perde durante o processo de reaproveitamento do material. Dependendo do uso que se vai fazer do papel, o reciclado não serve. Isso não significa que a reciclagem deve ser deixada de lado. Pelo contrário:
o reciclado é ótimo, por exemplo, para a produção de papelão microndulado.
São produtos diferentes. Mas os resíduos da reciclagem devem ser cada vez mais reaproveitados. Embora o processo de reciclagem de papel apresente aspectos negativos, como a produção de resíduos, hoje é possível minimizá-los. Se forem trabalhados da forma correta, os dejetos gerados podem ser transformados em fertilizante e até em matéria-prima para a indústria da construção civil. Esse processo está em evolução, assim como o do aprimoramento da qualidade das tintas utilizadas pela indústria, que precisa buscar componentes mais amigáveis ao meio ambiente, mais biodegradáveis.
Não é possível afirmar que 100% do papel precisa
ser reciclado. Isso está fora de cogitação. O processo de produção do papel é cíclico. Em algum momento, torna-se necessária a entrada da fibra virgem, que conta com propriedades realmente superiores. Mas também não podemos deixar de ressaltar o aspecto social da coleta do papel, que gera renda para muita gente. Graças a esse mercado, o papelão tem um índice altíssimo de reciclagem no Brasil.
Ainda é preciso melhorar o reaproveitamento do papel branco, que acaba não sendo descartado corretamente, tornando-se inviável para a reciclagem. Para tanto, a população deve separar adequadamente todo tipo de papel. Além disso, as prefeituras precisam se envolver com a questão, garantindo que a coleta seletiva seja realizada a contento.

Fonte: http://www.cebds.org.br/cebds/pub-docs/Brasil%20Sustentavel%2024.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário