sexta-feira, 30 de abril de 2010

Carrefour inicia processo de banimento de sacolas plásticas

A loja de Piracicaba do Grupo Carrefour lançou no dia 15 de março – Dia Mundial do Consumidor – uma iniciativa pioneira pelo banimento de sacolas plásticas. A cidade servirá de modelo, já que a intenção do Grupo é banir a utilização de sacolas em toda a sua rede de lojas no Brasil até 2014.
Foi uma manhã de muita comemoração e a cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do diretor do Instituto Akatu, Helio Mattar, do diretor superintendente do grupo Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo e do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.
A ação é um marco para o Carrefour no âmbito do consumo consciente e conta com forte apoio governamental, além da parceria com o Instituto Akatu.
Aliás, o envolvimento da sociedade foi fundamental para a escolha de Piracicaba como cidade pioneira da iniciativa.
Sabendo que as sacolas plásticas demoram aproximadamente 400 anos para se decomporem, o Carrefour tomou a frente e decidiu ser a primeira rede no varejo brasileiro a eliminar as sacolas de uma loja. No entanto, os consumidores não ficarão sem alternativas para levar suas compras para casa. Pianez explica que até 31 de março serão disponibilizadas sacolas retornáveis, com capacidade para 35 kg, para os clientes. Após esse período, os consumidores pagarão R$ 1,90 pela sacola.
Será disponibilizada também a sacola de bioplástico, 100% biodegradável e compostável, com capacidade para 8 kg, que custará R$ 0,30. Essa sacola é feita de amido de milho e se decompõe em 18 semanas. O valor arrecadado será doado ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. Os clientes ainda terão caixas de papelão à disposição para carregar as compras.
A iniciativa contempla também os sacos plásticos utilizados dentro das lojas (embalagens de frutas, legumes, açougue e peixaria). Para o acondicionamento desses produtos serão oferecidos gratuitamente saquinhos de material biodegradável. O lixo da loja passará a ser jogado em sacos plásticos fabricados a partir da reciclagem de garrafas PET.
Para consumidores que se acostumaram a acondicionar seu lixo doméstico nas sacolas plásticas tradicionais, o Carrefour desenvolveu uma opção de saco de lixo, produzido com plástico reciclado e que será vendida nas lojas.
A ação também é uma continuação da participação da rede na campanha "Saco é um Saco", lançada no último ano pelo Governo Federal.
Como parte da campanha “Saco é um Saco”, que conta com a parceria do Instituto Akatu, foi lançado, em 2009, o Concurso Cultural “Saco de Ideias” (ver www.sacodeideias.com.br). Internautas de todo o Brasil participaram do concurso enviando vídeos de até 1 minuto com sugestões para reutilizar, recusar e reduzir o uso de sacolas plásticas.

Fonte: Instituto Akatu

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