sábado, 27 de novembro de 2010

Prefeitura de Guarulhos reutiliza água da chuva para lavar frota de 700 carros

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, implantou um sistema de reuso de água para lavar a frota de quase 700 veículos da Prefeitura. Desde setembro, o órgão governamental deixou de jogar no ralo cerca de dez mil litros de água potável por dia.

A captação da água da chuva é feita no telhado do próprio departamento, que tem uma área de cinco mil metros quadrados. A água passa por dois filtros antes de seguir para os dois reservatórios com capacidade de 15 mil litros. A quantidade de água armazenada é suficiente para uma semana de lavagens, mesmo que o Departamento de Transportes Internos lave, em média, 70 carros, motos, caminhões e máquinas pesadas por dia.

O projeto de reuso inclui também um circuito que separa o óleo e devolve a água para o sistema de filtragem. O óleo proveniente da graxa dos automóveis é, então, entregue ao Fundo Social de Solidariedade, que vende o material a empresas que possuem certificados de destinação do material. “A expectativa é de que os reservatórios sejam suficientes para abastecer as lavagens, inclusive nos períodos sem chuva”, diz Waldomiro do Amaral Júnior, diretor de Transportes Internos da Prefeitura.

A implantação contou com apoios de outros órgãos da Prefeitura, como a Secretaria de Obras, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A). O projeto custou R$ 160 mil aos cofres públicos, mas a expectativa é que o valor seja recuperado em até um ano, graças à redução do uso de água tratada no processo.


Fonte:http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1561/prefeitura_de_guarulhos_reutiliza_agua_da_chuva_para_lavar_frota_de_700_carros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário