quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grandes empresas lançam balanço de mitigação

Fórum empresarial apresenta publicação com ações de grandes organizações, que atuam no Brasil, para reduzir os impactos de suas ações nas mudanças climáticas, e reivindica mais apoio governamental na redução de tributos para energia limpa



O Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas promoveu o seminário Mudanças Climáticas e o Papel das Empresas, nesta segunda-feira (22), em São Paulo, durante o qual lançou a publicação do balanço de ações de mitigação (redução de danos) dos anos de 2009 e 2010 de 16 grandes empresas, que atuam no país, além de recomendações do movimento para a regulamentação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12187, de 2009). O evento foi organizado pelo Instituto Ethos, entre outros parceiros, com apoio do Planeta Sustentável.

Segundo Oded Grajew, do Instituto Ethos, as principais pautas defendidas pelo empresariado, às vésperas da COP16 - Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece entre o dia 29 de novembro e 10 de dezembro deste ano, se referem à regulamentação da Política Nacional sobre a Mudança do Clima. "O objetivo é influenciar a adoção de incentivos da política tributária do país a energias limpas e aos compromissos setoriais para redução das emissões de GEEs - Gases de Efeito Estufa, entre outras", salientou.

Com relação às medidas de redução de danos, a maioria dos representantes das organizações afirmou que as empresas investem principalmente na adoção de tecnologias limpas, já que grande parte atua em setores com alto impacto ambiental.

Segundo Ricardo Vescovi, da Samarco Mineração, a ausência de acordos legalmente vinculantes, nas conferências do clima, dizem respeito à falta de governança mundial na atualidade. “Trocaremos matrizes energéticas até a cadeia de fornecimento, independente das decisões globais”, avaliou.

Os executivos ainda comentaram sobre a proposta de adoção de um selo verde para produtos brasileiros deve ser tratada com cautela. A possibilidade de estudo para a adoção foi exposta hoje, durante o seminário, pela secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA - Ministério do Meio Ambiente, Branca Bastos Americano. Alguns dos motivos, segundo eles, dizem respeito a questões como o estabelecimento dos tipos de critérios que esse selo deverá englobar, para que não incorra na perda de credibilidade. "Há um longo caminho para um selo verde, devido a grandes desafios, principalmente sociais, no país", destacou Carla Duprat, diretora da área de Sustentabilidade da Camargo Corrêa.

Durante o evento, estiveram presentes representantes da Alcoa Alumínio, Camargo Corrêa, Construtora Norberto Odebrecht, CPFL Energia, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Votorantim, Samarco, Vale e Walmart Brasil, além da Unica, que apóia o Fórum.
O grupo de empresários do Fórum Clima participará de eventos paralelos às negociações oficiais do encontro, em um espaço ocupado pelo Brasil - o Espaço Brasil -, em Cancún. No local, o movimento agendou uma programação de rodadas de exposições e debates, nos dias 6, 8 e 9 de dezembro.

Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/grandes-empresas-lancam-balanco-mitigacao-610065.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário