domingo, 14 de novembro de 2010

Guias para uma alimentação saudável

guia-alimentacao
Foto: Divulgação

Os rótulos são essenciais para a comunicação entre os fabricantes e os consumidores, pois possuem informações sobre a constituição química, cuidados de consumo, data de validade e outros dados específicos de cada produto. Com o objetivo de educar a população para o perfeito entedimento do que pode estar escrito em um rótulo de alimentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui ummanual de orientação para o consumo saudável.

A publicação foi realizada em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) e o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (NUT-UnB). Segundo um estudo apresentado, cerca de 70% da pessoas consultam os rótulos de alimentos no ato da compra, o que mostra certo interesse por parte da população.

O manual explica, por exemplo, cada um dos itens que podem aparecer na tabela de informação nutricional: valor energético; carboidratos; gorduras trans; fibras alimentares; e etc. Além disso, a publicação também mostra qual a quantidade saudável de cada item a ser ingerida por dia (%VD).

No final da cartilha, há informações sobre dúvidas frequentes, diferenças entre diet elight, e observações para pessoas que têm doenças como diabetes melitus, pressão alta e colesterol alto.

Dez passos para alimentação saudável

O Ministério da Sáude também lançou uma versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato estilo "Dez passos para uma alimentação saudável". A publicação ainda conta com uma lista de 50 exemplos de porções de alimentos que podem ajudar a montar um cardápio saudável em casa. Confira na biblioteca.


Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/guias-para-uma-alimentacao-saudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário