quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Hospital incentiva consumo consciente


A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, no norte do Estado do RS, lançou neste mês a Campanha Energia Positiva

A ideia é incentivar o uso consciente de energia elétrica, água e material de consumo, priorizando o produtos com certificação verde e ecologicamente corretos. Durante o lançamento, a funcionária Fabiola Kalb fez a explanação da campanha, ressaltando benefícios como a redução no impacto ambiental – redução de lixo, água, luz e demais materiais e de custos. Todos os funcionários foram convidados a colaborar e ganharam mudas de árvores.

– A humanidade consome 25% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Todo o consumo causa impacto na economia, nas relações sociais, na natureza e em nós mesmos – disse.

Desperdícios foram mostrados aos funcionários no evento

Também foram destacados exemplos de desperdícios cometidos no dia-a-dia do hospital como a permanência de monitores e luzes ligados sem a presença de alguém na sala, portas e janelas abertas com ar-condicionado ligado. A campanha quer motivar todos os membros da comunidade hospitalar a participar. A meta deste ano é economizar 15% de material de consumo, 8% de telefone, 5% de água e 5% de luz.

Haverá premiação para as metas atingidas através de avaliação trimestral com um brinde ecológico e buttons alusivos à campanha e, ao final do ano, com o somatório dos pontos trimestrais será realizado umjantar de confraternização.

Para o diretor-executivo do hospital, Sidnei Luis Rugeri, este compromisso social assumido pela Fundação Hospital Santa Terezinha, de se preocupar com as pessoas e com o ambiente, deve servir de exemplo para todos os colaboradores do hospital e da comunidade.

– O nosso principal objetivo não é monitorar se o funcionário está economizando energia, mas despertarnele e em todas as pessoas que diariamente circulam pela instituição de saúde que este também é um local de aprendizado que ajuda a formar o caráter das pessoas – complementou.

Aplique essa iniciativa na sua empresa

Toda empresa tem espaço para iniciativas positivas, bom, ao menos deveriam ter, mas de toda forma vale a pena tentar, você proprietário, diretor, gerente ou qualquer tipo de colaborador, que tal planejar uma campanha como a desse hospital com palestras, material escrito, cartazes, metas e premiações?

Não é de se estranhar que algo desse tipo gere uma economia real maior do que seus custos de implantação, basta colocar no papel e notar isto, além é claro de ser um ponto positivo junto a sociedade e ao mercado consumidor que cada vez mais exige (e está completamente certo nisso) maior responsabilidade das organizações com o ambiente.


Fonte:http://blog.eco4planet.com/2009/03/hospital-incentiva-consumo-consciente-faca-o-mesmo-na-sua-empresa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário