sábado, 10 de dezembro de 2011

Oito vantagens de antecipar as compras de Natal

Trânsito parado e carregado; ruas e calçadas abarrotadas de gente; filas intermináveis nos caixas dos supermercados e das lojas e falta de tempo para comparar preços e qualidade dos produtos. Esse é o clima que, em geral, caracteriza o período natalino, data de maior movimento do ano no comércio. O ambiente tumultuado propicia compras feitas por impulso, gastos descontrolados, desperdícios, arrependimentos e insatisfação. São motivos mais que suficientes para se antecipar e começar já a fazer as compras de Natal e, depois, nos dias de festa, curtir a família e os amigos na maior tranquilidade.

Planejamento, entretanto, é a palavra de ordem para consumir de forma consciente neste Natal. Afinal, o aumento de consumo nesse período representa, por outro lado, maior extração de matérias primas, energia, água, geração de mais resíduos, petróleo, embalagens e emissão de gases de efeito estufa. Vale lembrar que hoje, a humanidade já consome 50% a mais do que o planeta consegue repor e absorver.
Abaixo, apresentamos oito vantagens de se antecipar nas compras do Natal:

1ª Planeje os gastos. Ainda faltam algumas semanas para o Natal. As lojas ainda não estão abarrotadas de gente. Antes de sair às compras, estipule um valor limite e não o ultrapasse.

2ª Convide com antecedência. Se você pretende convidar familiares ou amigos para a ceia ou noite da virada, a hora é agora. Assim, você obtém as confirmações a tempo de comprar produtos na medida e evitar desperdícios.

3ª Faça a lista de produtos. Se tiver verba disponível, já faça a lista de compras dos presentes e dos produtos para a ceia e festa da virada. Durante as compras, com certeza irão aparecer novos itens atraentes, resista! Seja fiel a sua lista, ou então, substitua um produto por outro que caiba no orçamento.

4ª Compare preços sempre. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) sempre alerta para a variação dos preços dos produtos durante as datas festivas. Pesquise e compare preços, pois ainda dá tempo.

5ª Compre pela internet. Na média, os produtos comprados via internet são até 15% mais baratos, e a maioria das lojas entrega em até dez dias, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Sempre que puder, use essa possibilidade. Além de economizar dinheiro, combustível ou passagem, você ganha tempo.

6ª Elimine aos poucos os itens da lista. Antecipe-se: aproveite o caminho de volta para casa depois do trabalho nestes dias que ainda estão longe do Natal e, aos poucos, elimine alguns dos itens listados. Assim, você contribui para diminuir o trânsito e a superlotação das regiões comerciais nos dias que antecedem o Natal e, de sobra, você ganha um tempo precioso para ficar com a família e visitar amigos.

7ª Não tenha vergonha de pechinchar. As lojas ainda não estão lotadas e os consumidores ganham maior atenção do vendedor. Na hora de compra, principalmente se pagar a vista e em dinheiro, não deixe de pedir desconto. As lojas já trabalham com essa margem, mas só oferecem a quem pede;

8ª Escolha seu presente agora, compre depois. O varejo nem sempre dá conta de acabar com os estoques do Natal e, em geral, depois do dia 25, fazem descontos que podem achegar a metade dos preços dos produtos. Se for viável, deixe para comprar o seu nesse período.

(Fonte: www.akatu.org.br)

Um comentário:

  1. O ser humano tem necessidade de demonstrar afeto atraves de presentes. Quem sabe começamos a fazer diferente, como dar um abraço, palavras de carinho e compreensão diariamente, isso tornaria o ser mais feliz.

    ResponderExcluir