quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

‘Noite feliz’ e sustentável


‘Noite feliz’ e sustentável

Veja dicas para aproveitar as festas sem desperdício ou desrespeito ao Meio Ambiente

POR JOÃO RICARDO GONÇALVES
Rio - O aumento do consumo das famílias brasileiras nos últimos anos fez crescer também as pilhas de comida, bebida e presentes — nem sempre necessários — nas festas do fim de ano. A época é uma boa oportunidade para pensar em consumo consciente, que ajuda a preservar o bolso e o Meio Ambiente, e ainda a se aproximar do sentido original do Natal. Tudo sem deixar de comemorar, dar lembranças e reunir a família.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), um terço dos alimentos perecíveis do mundo vão direto para a lixeira depois de comprados. De acordo com o coordenador de conteúdo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Estanislau Maria, a tendência é que, na época do Natal, esse desperdício seja ainda maior.

Ele enumera os três principais exageros das festas de fim de ano: excesso de presentes, de comida e de embalagem. “Nossa dica é pensar em lembranças que serão representativas para as pessoas que vão recebê-las e não comprar várias coisas. Cada presente retira recursos do Meio Ambiente em sua fabricação e transporte. Tablets e celulares, que muita gente aproveita para trocar apenas porque é Natal, por exemplo, contêm uma série de minérios em sua fabricação”, diz.
PLANEJAMENTO
Em relação a comida, Estanislau esclarece que evitar desperdício não significa passar fome. “Reunir a família no fim do ano é muito bom e, de forma nenhuma, somos contra isso. Mas planejar o cardápio e a quantidade evita que muita coisa seja jogada fora. Assim como nos presentes, quando se desperdiça comida, desperdiçam-se os recursos ambientais usados para se produzir aquilo”, diz.
Já em relação às embalagens, caso não seja possível evitar os papéis de presente, o ideal é que seja usado apenas um deles. “Muita gente se sente constrangida de dar presentes sem embalagem para quem não tem intimidade. Mas, nesse caso, pode se usar um único papel ou reutilizar os antigos”, lembra.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/vidaemeioambiente/html/2011/12/noite_feliz_e_sustentavel_213095.html, em 18/12/11

Um comentário:

  1. Nas festas de fim de ano o desperdício de comida aumenta muito. Na ânsia de comemorar o Natal, as famílias compram muito mais comida do que são capazes de consumir. Além, disso, os presentes vem sempre embalados em diversos tipos de papel.
    O resultado é um grande volume de comida indo direto para o lixo, e uma "montanha" de papeis de presentes amassados.
    Deveriam ser lançadas camapnhas de conscienteização nestas épocas do ano, para que possamos ganhar de presente do bom velhinho um mundo mais limpo no futuro.

    ResponderExcluir