domingo, 18 de dezembro de 2011

Consumo Consciente de Sacolas Plásticas Descartáveis

Portal registra recusa de mais de 1 milhão de sacolas plásticas descartáveis

Campanha promovida pelo site Planeta sustentável permite que consumidores registrem cada sacola plástica descartável recusada; em pouco mais de seis meses, iniciativa registrou mais de 1 milhão de unidades que deixaram de ser usadas.

Quantas sacolas plásticas descartáveis você recusa por dia? Uma, duas, cinco, dez? Não importa o número. Se você é a favor da redução do consumo do material, pode se juntar aos internautas que usam seu testemunho para incentivar a reflexão sobre a importância de recusar sacolas plásticas descartáveis. Para isso, sempre que você recusar uma unidade acesse o site do Planeta Sustentável ( http://planetasustentavel.abril.com.br/ )e faça esse número crescer. Lançado em agosto de 2009, o contador registrou em março último mais de 1 milhão de sacolas plásticas descartáveis que deixaram de ser usadas.

“Não somos radicais, não estamos propondo o banimento das sacolas plásticas. O que queremos é que as pessoas pensem a respeito e reduzam o uso, além de pressionar os fabricantes a desenvolverem alternativas mais sustentáveis na produção das sacolas”, explica Matthew Shirts, coordenador do Planeta Sustentável.

Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – que desde junho de 2009 mantém uma campanha de incentivo à redução do uso de sacolas plásticas descartáveis e que já evitou o consumo de mais de 600 milhões de unidades em todo o Brasil – indicam que cada brasileiro usa em média 66 sacolas por mês. Isso significa que, por ano, uma pessoa utiliza quase 800 sacolas. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, se forem alinhadas todas as sacolas utilizadas por seus 10 milhões de moradores no período de quatro dias, a quantidade será suficiente para dar uma volta completa ao redor da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário